Fátima Fontes
  Curriculum

Nascida em São Paulo, tem formação em ballet clássico.
Na Faculdade de dança Marcelo Tupinambá aprofundou seus conhecimentos em linguagem do corpo através da Dança Moderna (Graham, Limon e contato-improvisação).

Entretanto, foi na Dança Oriental que encontrou a essência do movimento como linguagem corporal. Ao viajar por países orientais e ocidentais (Egito, Líbano, Turquia, Índia, Nepal e Inglaterra), observou as danças étnicas no corpo das mulheres: a naturalidade e a graciosidade do movimento "sem esforço".

Aprendeu a observar a importância da consciência corporal como instrumento de expressão.
Experimentou, sentiu, ouviu e dançou as músicas orientais, ampliando a percepção do corpo.
Há 21 anos se dedica a esse trabalho. A consciência do movimento e a importância de estar presente compõem uma possibilidade de caminho para a Dança Étnica. Cada gesto se torna único e verdadeiro.

Com o objetivo de desenvolver a dança em grupo e explorar a expressão da dança pela vivência, pela experimentação e pelo contato com culturas orientais, Fátima Fontes criou a Companhia de Danças do Oriente Médio há sete anos, da qual é coreógrafa e diretora, e ainda ministra aulas no Espaço Cultural de Dança Oriental Fátima Fontes .
Fátima Fontes propõe aos integrantes da companhia de dança vivências corporais sem artifícios efêmeros, sem o foco no aplauso, convidando o grupo a descobrir o sentimento interior de realização "com sua própria arte".

<<< volta